Contudo, já existem iniciativas desenvolvidas para minimizar o impacto da operação logística. Um dos exemplos é o fluido Arla 32, que é utilizado junto ao combustível de motores a diesel. Para conhecer mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre 7 particularidades do fluido Arla 32. Acompanhe conosco!
O funcionamento do Arla
O fluido Arla 32 é utilizado junto ao combustível de motores a diesel. Esse produto ajuda na combustão para a redução da emissão de gases poluentes no escape nos veículos de carga. Por meio do Arla 32, os motores a diesel podem atender às determinações legais que dizem respeito aos limites de gases poluentes a serem liberados à atmosfera.
Características físicas do Arla 32
O Arla 32 não é combustível e nem aditivo de combustão. Na verdade é uma solução transparente composta de ureia em água desmineralizada. As suas principais características são incolor e sem cheiro. O seu armazenamento e manuseio é seguro, pois é atóxico, não explosivo, não inflamável e não poluente.
Arla 32 não se mistura ao combustível
O fluido Arla 32 não é misturado ao diesel antes da realização da combustão no motor. O combustível e o Arla 32 vão em tanques separados. Se colocado junto à combustão, o fluido diminui a performance do motor e não realiza a sua função corretamente. O Arla 32 é colocado em um tanque de tampa azul devidamente especificado, sendo misturado aos gases da combustão no catalisador.
Arla 32 equivale a 5% do consumo de combustível
Em um veículo cujos sistemas estão bem regulados, o consumo de Arla 32 não deve ultrapassar 5% do consumo de diesel. Estima-se que, um tanque cheio de Arla 32, seja suficiente para utilizar com 3 ou 4 tanques de combustível. Esse fator é ainda mais importante, pois, o abastecimento da frota, representa o maior custo da operação de transportes.
Arla 32 é inofensivo à saúde
Diferentemente dos combustíveis, o Arla 32 não oferece qualquer risco em seu manuseio. Não irrita olhos ou pele e também não tem cheiro. Ele também não é poluente e não deve ser colocado em recipientes metálicos, pois sua composição pode fazer com que eles oxidem. Apesar de ser inofensivo, é importante ler as instruções de manuseio antes de lidar com o fluido Arla 32.
Sem Arla 32 o motor perder torque
Apesar de ser misturado aos resíduos do combustível apenas depois da combustão, usar o motor sem Arla 32 ou com algum produto errado no tanque do fluído pode resultar em perda de torque para o motor, cujo desempenho pode ser prejudicado entre 20% a 40%, dependendo das características do veículo. O motor não deixará de funcionar, mas ficará mais poluente e menos potente até que o tanque do fluído seja reabastecido.
Os efeitos do Arla 32
O objetivo da mudança da legislação que o institui o Arla 32 é minimizar a emissão de óxidos de nitrogênio. Por isso, quando utilizado corretamente pelas transportadoras, essa solução tem potencial para reduzir os gases emitidos em 80%.
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