Com a sustentabilidade em alta, empresas de todos os segmentos preocupam-se cada vez mais em tornar os seus processos mais limpos e sustentáveis. Quando falamos de transporte e veículos, isso não é diferente, principalmente se considerarmos que eles emitem diversos gases poluentes. Nesse cenário surge o ARLA 32, um composto que permite aos veículos movidos a diesel poluírem menos o meio ambiente.
Nesse artigo, iremos abordar o que é esse composto, como ele é utilizado nos veículos movidos a diesel e as suas vantagens.
O que é o ARLA 32?
Vamos começar entendendo o que significa essa sigla, que é uma abreviação de Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo. Trata-se de uma solução à base de ureia, não tóxica, não inflamável e de coloração transparente.
Seu principal objetivo é diminuir consideravelmente a quantidade de óxido de nitrogênio emitido no escape dos meios de transporte que utilizam diesel. O ARLA 32 é considerado um produto com risco mínimo quando falamos de transporte de fluídos, uma vez que não é classificado nem como aditivo, nem como combustível.
Ele deve ser usado no sistema de Redução Catalítica Seletiva, o SCR. Veículos que nã possuem esse sistema não podem utilizar o ARLA 32. É importante lembrar que desde o ano de 2012, todos os ônibus e caminhões fabricados em território brasileiro precisam vir com esse sistema e usar o ARLA 32.
Como o ARLA 32 deve ser utilizado?
Para abastecer o seu veículo movido a diesel com o ARLA 32 é simples. Porém, um ponto de atenção é fundamental: ele e o combustível não devem ser misturados. Nos meios de transporte a diesel, você encontra outro espaço, próximo à tampa do tanque do diesel, onde deve ser colocado esse composto.
O recomendado é que seja utilizado, a cada 100 litros de diesel, cinco litros do ARLA.
Lembre-se: por ser considerado como risco mínimo, é permitido que motoristas carreguem seu próprio recipiente de ARLA 32 para utilizar no momento do abastecimento.
Aqui, o armazenamento é muito importante. Cuide para a embalagem estar sempre bem fechada, longe do sol e de locais com temperaturas muito baixas ou elevadas.
Um cuidado importante é não tentar adulterar a fórmula do ARLA 32 em veículos movidos a diesel. Isso é considerado crime, podendo ter o veículo apreendido ou receber uma multa.
Quais os benefícios do ARLA 32?
Como já falamos no começo desse texto, o ARLA 32 em veículos movidos a diesel é fundamental por transformar o óxido de nitrogênio, conhecido como NOx, em água e nitrogênio, o que contribui para a preservação do meio ambiente e qualidade do ar que respiramos.
Outro ponto positivo desse composto é que ele permite que os motoristas que utilizam veículos movidos a diesel economizem combustível com a sua utilização.
Gostou desse artigo sobre o ARLA 32 e o seu uso nos veículos movidos a diesel? Aproveite para acessar a galeria e conferir os nossos produtos. Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição através do formulário de contato ou pelo telefone.