A crescente demanda mundial por alimentos e a expansão das áreas de cultivo, aumentou a busca por máquinas agrícolas. No Brasil, somente em 2021, a venda de máquinas agrícolas cresceu 21%, segundo a Fenabrave, com 58,4 mil unidades entregues.
Estas máquinas possuem sistemas modernos e conectam o produtor direto ao campo, com simples toque, porém, algumas coisas não mudam, como no caso da lubrificação das peças.
Apesar de toda a tecnologia implementada, os sistemas das máquinas exigem de muita força e potência do motor, seja durante o período de preparo do solo, plantação ou colheita. Por funcionar sobre atrito constante, é necessária a lubrificação para aumentar a vida útil dos componentes.
A lubrificação é um dos principais itens que compõem a manutenção periódica, portanto, esta deve ser praticada para serem mantidas as características ótimas de funcionamento das máquinas e dos equipamentos agrícolas.
A função dos lubrificantes nas máquinas agrícolas
São diversos os componentes das máquinas agrícolas que precisam de lubrificação, como:
- mancais de atrito ou rolamento;
- eixos sem fim e telescópicos;
- engrenagens;
- correntes;
- pistões;
- juntas universais;
- bombas;
- entre outros.
De modo geral, os lubrificantes são essenciais para o bom funcionamento e auxiliam as máquinas agrícolas de diversas formas. Entre os benefícios da aplicação estão:
- redução do desgaste de peças, minimizando a fricção;
- auxiliar na limpeza das peças, evitando a entrada de partículas e impurezas;
- evitar a corrosão dos componentes;
- facilitar a vedação e reduzir a perda de pressão;
- auxiliar a espalhar o calor, promovendo o resfriamento das peças.
Qual lubrificante utilizar na máquina agrícola?
Antes de tudo, você deve entender que os lubrificantes e graxas possuem diferenças. Alguns são mais viscosos, outros mais fluidos, o produto ideal a ser utilizado irá depender do sistema e/ou componente a ser lubrificado.
Os óleos, menos viscosos, são indicados para os motores, sistema de transmissão e sistema de freios. Já as graxas, altamente viscosas, vão nas conexões, rolamentos, mancais e articulações das máquinas.
O ideal é sempre consultar a indicação do fabricante, assim, evita erros e auxilia a prolongar a vida do equipamento.
Como realizar a lubrificação do maquinário?
Na hora de realizar a lubrificação do maquinário, é preciso alguns cuidados:
- Troca do óleo de motor e transmissão: quando feito em temperaturas mais altas, próximas às de operação, o óleo flui com mais facilidade. Mas, cuidado com a pressão;
- Evitar a contaminação com os tipos de lubrificantes e graxas, seja com poeira, água ou outro material. O ambiente para troca deve ser protegido, como galpões ou oficinas, assim, mantém a qualidade do produto.
Um plano de lubrificação também é uma boa estratégia para acompanhar o desempenho do maquinário e não perder o prazo de troca. O planejamento ideal deve possuir os seguintes itens:
- quantidade de máquinas;
- quantidade de componentes;
- tipo de equipamento;
- frequência de troca/aplicação;
- tipo de lubrificante a ser utilizado em cada um deles;
- estoque de lubrificantes;
- normas industriais;
- condições de trabalho.
Outras dicas importantes
A lubrificação de máquinas agrícolas é indispensável, mas é apenas um dos itens da manutenção. Por isso, para garantir o bom desempenho, é importante estar atento a outros detalhes, como:
- conhecer os componentes da máquina e as respectivas funções, assim é possível identificar o momento para trocas ou reparos;
- realizar verificações diárias, o que não inclui somente a lubrificação, mas também o filtro separador de combustível e água, verificação do nível de água do radiador, calibração de pneus, entre outros;
- manter as máquinas e equipamentos limpos, guardando-os em locais adequados;
- contar sempre com profissionais e fornecedores de confiança para realizar as manutenções.
Adquira lubrificantes, graxas e combustíveis com quem entende do assunto
Há mais de 65 anos no mercado de combustíveis, a Unipetro fornece óleos lubrificantes, graxas, óleo diesel e Arla 32 para o agronegócio, com abastecimento direto no consumidor.
Com frota adequada e logística inteligente, levamos até a sua fazenda o volume e dimensão que você precisar. Além disso, fornecemos tanques e bombas em regime de comodato, facilitando o gerenciamento da safra.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça um orçamento para o seu negócio.