BOAS PRÁTICAS QUE AJUDAM A ECONOMIZAR DIESEL NA LAVOURA

O custo do combustível pode variar entre 5 a 10% do custo de produção agrícola, mas pode aumentar em até 30% quando incluímos lubrificantes, graxas, arla e manutenção preventiva. Mas, você sabia que é possível economizar consumo do diesel utilizado na lavoura?

Reduzir os custos é uma prática que também está ligada à produtividade e, apesar de buscarmos novos sistemas eficientes e inovadores, algumas boas práticas podem diminuir os gastos. 

Gerenciamento da frota agrícola

Pode parecer que não, mas gerenciar a frota é uma das maneiras mais eficientes de reduzir os custos de operação e manutenção do maquinário. 

Em uma planilha é possível acompanhar a vida útil da frota por meio de anotações básicas, como: modelo, horas de uso, última manutenção, consumo de combustível por hora, operador, mecânico responsável, entre outros dados que achar relevante. 

Este gerenciamento básico pode ajudar na redução de até 30% dos custos que, muitas das vezes, passam despercebidos e causam gastos não planejados posteriormente. 

Desligue o motor quando estiver inoperante 

Ligar ou desligar as máquinas parece ser uma tarefa simples. Realmente é, mas exige alguns cuidados para evitar problemas e acidentes irreversíveis ao motor. 

Se o maquinário possuir sistema de aquecimento e parada do motor automática, o operador pode programar. Do contrário, é aconselhado sempre reduzir a aceleração para marcha lenta e aguardar alguns segundos para a temperatura se regularizar para o desligamento do motor. Não ultrapassar cinco minutos. 

Calibragem dos pneus

A calibragem abaixo do recomendado exige mais performance do motor, o que eleve o consumo. 

Já acima do limite, o maquinário pode ficar desbalanceado, resultando na patinagem do veículo. Portanto, é preciso manter a calibragem correta e sempre fazer a medição conforme o nível de uso. 

Lastragem irregular aumenta o consumo

A lastragem é utilizada para adequar o equilíbrio da massa dos tratores agrícolas, aumentando a capacidade de tração e estabilidade. 

Existem dois tipos de lastragem: a líquida e a sólida. A primeira basta adicionar água aos pneus conforme recomenda o fabricante. Já o segundo, são discos de metal fixados nas rodas traseiras ou placas de metal na dianteira do trator. 

Manutenção preventiva e qualidade do combustível 

O diesel ainda é a maneira mais econômica de gerar energia e trazer produtividade para o seu negócio, por isso, é imprescindível optar pela qualidade do combustível do seu maquinário. 

Seja o abastecimento realizado por meio de TRR parceiro ou em postos de combustíveis, o diesel de má procedência pode contribuir para falhas no motor e redução de performance. 

A Unipetro é uma empresa TRR autorizada e que atua no mercado de combustível há 60 anos, prezando pela qualidade e excelência do serviço prestado. 

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