Realizar a manutenção da frota permite ter um planejamento de uso, controle detalhado de despesas, melhora no controle de peças, desempenho dos veículos e redução de custos da operação. Mas, você sabia que o controle de pneus também ajuda na economia?
Os pneus proporcionam segurança ao motorista e a população, desempenho do veículo e qualidade da carga. Além disto, o estado do pneu também influencia no consumo de combustível.
Obter o controle auxilia o seu negócio a reduzir custos, contribui na prevenção de acidentes e diminui a ociosidade de veículos. Quer saber mais como uma gestão correta pode influenciar na economia da sua transportadora? Então, continue a leitura.
CONTROLE DE PNEUS: O QUE É?
O controle de pneus consiste em cuidados que vão desde a compra até o descarte dos pneus, isso inclui calibragem, manutenção preventiva ou a lavagem. Essas etapas garantem o bom funcionamento da frota, mantém o fluxo de operação e economia.
Os veículos que circulam com o volume de carga máxima e pneus sem manutenção preventiva, estão sujeitos a alguns a algumas situações:
- perda de potência do motor;
- danificação de peças;
- maior consumo de combustível;
- aquecimento do motor;
- maior lubrificação de peças;
- risco de acidentes.
A gestão não assegura apenas a vida do motorista, população e qualidade da carga, mas permite realizar o levantamento de custos, assim, entender de onde vem os gastos e porquê ocorrem. Manutenções recorrentes de pneus podem indicar uma troca para novos; a calibragem ajudará na economia de combustível; entre outras vantagens.
DADOS PARA AUXILIAR NA GESTÃO DE PNEUS
Para auxiliar na gestão de controle na hora da compra de novos pneus, é recomendado utilizar o Índice Treadwear, que é encontrado na lateral do pneu e varia de acordo com a marca e modelo.
O Treadwear indica a velocidade com que o pneu desgasta, sendo que o mínimo se inicia com 60 e tem como valor de referência o número 100. A marca e modelo do pneu também podem alterar o índice, dificultando a comparação de concorrentes.
Outras informações relevantes sobre os pneus devem ser atualizadas sempre que sofrerem alterações, como rodízio e data de calibragem. Ter uma planilha também pode auxiliar, com os seguintes dados:
- Data da compra;
- Calibragem;
- Rodízio;
- Modelo;
- Dimensões;
- Desenho e marca;
- Motivo da retirada;
- Cadastro do chassi;
- Chassi base;
- Número de identificação.
CAUSAS PREMATURAS DO DESGASTE DOS PNEUS
A principal causa do desgaste prematuro dos pneus e despesas extras são as condições das estradas.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), dos 108.863 quilômetros avaliados, 59% da extensão apresentam problemas, sendo com os seguintes indicativos:
- Pavimento – 52,4%;
- Sinalização – 48,1%;
- Geometria da via – 76,3%.
O órgão ainda afirma que as condições das estradas impactam diretamente nos custos do transporte.
O Estradas, um portal independente, atualiza constantemente sobre as condições das rodovias de todo o país, além de estarem engajados com campanhas educativas e de conscientização ao motorista.
Na página do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) também é possível acompanhar as notícias sobre as condições, obras e outras informações sobre as rodovias federais.
TECNOLOGIA ALIADA À PRODUTIVIDADE
As dificuldades do setor fazem com que as buscas por soluções sejam inovadoras, reduzam custos e melhorem a produtividade. Por isso, gestores logísticos procuram cada vez mais por softwares, aplicativos e plataformas que auxiliam no desempenho, sem abrir mão da qualidade e segurança.
No mercado, já há plataformas que calculam o custo por km de cada pneu, indicam opções de recapeamento, as melhores marcas e modelos de acordo com o veículo, além de estatísticas de uso.
Outro fator que também influencia no desempenho dos veículos é a qualidade do combustível utilizado. Quando o produto é de má procedência, vai exigir mais tração do motor, força dos pneus e até mesmo superaquecimento das peças.
A qualidade do combustível utilizado também deve ser analisada durante a gestão. Por isso, você deve contar com a Unipetro para o fornecimento do seu óleo diesel.
A Unipetro está no mercado de combustíveis há mais de 65 anos, fornecendo Óleo Diesel, Arla 32, Lubrificantes e Graxas, com garantia de qualidade e entrega rápida para o seu negócio.
Fale com nossos especialistas e verifique a unidade mais próxima de você!