DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A IDENTIFICAR UM COMBUSTÍVEL ADULTERADO

Praticamente todo motorista já deve ter passado pela delicada situação de abastecer seu veículo com gasolina adulterada. Isso porque é quase impossível identificar esse problema a olho nu e muitas pessoas não se atentam a isso no momento de escolher o posto para abastecimento.

Apesar de muitos motoristas desconhecerem sobre o assunto, gasolina adulterada é um problema muito recorrente e muito sério. Mesmo com a forte fiscalização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há casos recorrentes em muitos postos espalhados pelo país.

Tal prática pode gerar sérios problemas para o veículo, além de ser ilegal por parte dos postos e distribuidoras de combustível. Dentre os principais, podemos destacar a perda de potência, contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos, deformação dos pistões e de outros componentes, entre outros.

A maior problemática é o fato de a maioria dos motoristas não saber como identificar se uma gasolina é ou não adulterada, porém, com alguns macetes isso é possível. Por isso, separamos algumas dicas para você saber se está ou não com gasolina adulterada no tanque e não cair mais nessa roubada. Confira:

Falta de potência

Um dos principais indícios de adulteração do combustível é a falta de potência do veículo. É uma característica muito perceptível, pois logo após o abastecimento acontecer, o pedal do acelerador muda seu comportamento, parecendo estar borrachudo, ou seja, é preciso acelerar mais no pedal para conseguir atingir velocidade. Se essa aceleração mais forçada não ocorre após o abastecimento, as chances de ter abastecido com gasolina adulterada reduzem bastante.

Queda do consumo médio de combustível

Para quem utiliza o carro diariamente, é possível ter uma média de consumo diário de combustível de acordo com a distância sempre percorrida. Com a gasolina adulterada, o tanque irá durar bem menos, sendo necessário abastecer mais vezes em menor espaço de tempo.

Dificuldade para ligar o carro pela manhã

A dificuldade de ligar o carro após o período de “descanso” do carro durante a madrugada também é indício de que o combustível está adulterado.

Luz de alerta do motor acesa

Ao notar que uma luz de alerta com o desenho de um motor apareceu no seu painel, é sinal que existe algum problema na injeção eletrônica, tendo como forte motivação o combustível adulterado. Nesse caso, o combustível adulterado não é reconhecido pela sonda lambda, o que provoca anomalias na injeção. Essa não é a única razão para esse problema surgir, porém, é um sinal para ficar de olho no abastecimento do seu carro.

Óleo estar contaminado

Se ao verificar o óleo na revisão, o mesmo estiver contaminado, com alterações visíveis em relação ao aspecto normal, é sinal de que o combustível pode ser adulterado. Pode ser pela gasolina adulterada conter solventes ou o etanol ter água demais em sua composição.

Carro “engasgando”

Aquelas pequenas “engasgadas” que parecem que o carro vai morrer a qualquer instante, também podem ser causadas por isso. Ao prejudicar o funcionamento de todo o sistema, esse tipo de problema pode ser comum nessas situações.

Precisa de combustível rápido e fácil? Acesse nossa galeria para conferir nossos produtos e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog