DIESEL COMUM X DIESEL S10: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS?

O óleo diesel é o tipo de combustível mais utilizado no Brasil. Ônibus, trens, transportes marítimos e máquinas agrícolas usam o óleo diesel que tem um desempenho muito superior a outros produtos e, por isso, é mais procurado.

Existem vários tipos de óleo diesel, mas dois deles são mais populares e mais acessíveis no mercado: o Diesel comum, também chamado de S500, e o Diesel S10. Hoje vamos falar sobre as diferenças que existem entre eles.

Diferenças entre Diesel Comum e Diesel S10
O nome de cada tipo de diesel já sugere uma diferença entre eles. O Diesel Comum, ou S500, quer dizer que há 500 partes de enxofre por milhão. Enquanto o S10 se refere ao combustível com 10 partes de enxofre por milhão.

Apesar disso, ambos os produtos podem ser usados por motores de caminhão e de ônibus. No entanto, o S500 é indicado para veículos movidos a diesel com fabricação até o ano de 2012. Já o S10 é indicado para veículos mais novos, menos resistentes para receber quantidades maiores de enxofre.

Confira outras diferenças entre o Diesel comum e o Diesel S10 e a influência de cada um deles no motor do seu veículo.

Cor do produto
O Diesel S10 é transparente podendo a chegar a uma tonalidade mais amarelada. Já o Diesel Comum tem cores que variam entre amarelo escuro, laranja e marrom.

Desempenho do motor
A composição do óleo diesel também influencia no desempenho do motor. O Diesel comum, S500 possui um número de cetano igual a 42. Já o S10 tem cetano igual a 48. Quanto maior a quantidade desse componente, melhor o funcionamento da ignição e da combustão. Assim, o S10 oferece um desempenho melhor.

Qualidade do motor
O Diesel comum possui mais quantidade de enxofre, como já foi dito anteriormente. O excesso de enxofre provoca corrosão das peças danificando o motor mais facilmente. Por isso, motores mais novos não devem receber o Diesel S500 e sim o S10.

Danos ao meio ambiente
Além da baixa quantidade de enxofre e alta quantidade de cetano, bons para o desempenho do motor, o Diesel S10 possui em sua composição 8% de biodiesel. Essa combinação reduz a emissão de partículas nocivas ao meio ambiente. Ou seja, o Diesel S10 é menos poluente.

Qual óleo diesel usar?
A orientação básica é que veículos com motores fabricados até 2012 recebam o Diesel comum. Já aos veículos mais novos é obrigatório o uso do diesel S10 por conta da quantidade de enxofre que é menor.

Caso queira utilizar esse tipo de combustível em um carro antigo, é bom saber que é muito provável que o seu motor não absorva e nem reproduza todas as qualidades e efeitos positivos do S10, já que é uma peça mais antiga.

Além disso, o motor que recebe o Diesel S500 há muitos anos deve ter algum resíduo do produto no seu interior. Esses resíduos, quando entrarem em contato com o Diesel S10, poderão provocar alguma alteração ou efeito indesejável no motor.

Por outro lado, usar o Diesel S500 em um veículo novo, preparado para usar um S10, pode causar danos e um deles é a troca precoce do motor.

O ideal é que seja escolhido um único tipo de óleo Diesel, de acordo com as características do veículo e com as necessidades do dono. E, claro, é sempre bom reforçar que o cuidado com o ambiente deve ser uma preocupação de todos. Portanto, leve em consideração também o nível de poluição de cada combustível.

Acesse a nossa galeria de fotos e conheça mais sobre os nossos serviços. Para mais informações, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog