O óleo diesel é a principal fonte de energia para a realização de trabalhos no campo. Esse combustível exerce forte influência no agronegócio e na economia do setor, e está diretamente ligado à produtividade e lucratividade das lavouras.
As máquinas agrícolas são grandes aliadas dos produtores rurais para uma maior eficiência e otimização durante as épocas de plantio, cultivo e colheita. Dessa forma, é fundamental que elas funcionem corretamente, evitando imprevistos e prejuízos.
Estima-se que mais de 60% das falhas nos maquinários são causadas por combustível contaminado. Por isso, é fundamental adquirir produtos de qualidade e com procedência garantida.
Continue a leitura e confira as principais complicações que podem ser causadas pelo uso de óleo diesel contaminado nas máquinas agrícolas.
Problemas mais comuns provocados pelo combustível contaminado
- Danos ao tanque de combustível – quando o óleo diesel contaminado entra em contato com as paredes do tanque de combustível, danifica a estrutura e contribui para a proliferação de bactérias, fungos e ferrugem;
- Desajuste na bomba injetora – as partículas de contaminação provocam desgaste interno e deixam a bomba desregulada. Os indicadores desse problema são o aumento no consumo de combustível e o excesso de fumaça;
- Desgaste dos bicos de injeção – se a máquina começar a falhar e perder o desempenho, são sinais de problemas nos bicos de injeção. Provavelmente, o combustível está sendo esguichado ao invés de pulverizado, por conta da deteriorização das peças;
- Degradação prematura dos componentes do motor – a fumaça gerada pelo óleo diesel contaminado provocará desgaste em outras peças do motor, como válvulas de admissão, camisa do cilindro, anéis de pistão, entre outros;
- Contaminação do óleo do carter – a fumaça também pode contaminar todo o óleo do carter, prejudicando a lubrificação de vários componentes da máquina;
- Carbonização de partes do motor – com algumas partes do motor danificadas, o óleo lubrificante passa em excesso para as partes superiores e começa a ser carbonizado pelas altas temperaturas.
Conclusão
O óleo diesel contaminado é altamente prejudicial para as máquinas agrícolas e o resultado é uma produção mais lenta e menos eficiente, aumentos do consumo e custos de manutenção, e perda de produtividade.
Para evitar a dor de cabeça e os prejuízos, é fundamental levar em conta alguns fatores na hora de adquirir o óleo diesel e no dia a dia da produção.
Escolha sempre fornecedores que possuem altos padrões de qualidade e que garantem a procedência do produto; faça análises periódicas para investigar as condições do combustível utilizado na sua empresa; utilize bons aditivos que asseguram a qualidade e rendimento do óleo diesel.