ÓLEO LUBRIFICANTE: QUAL A MELHOR FORMA DE ARMAZENAGEM?

O óleo lubrificante é um importante agente no contexto agrícola, a sua qualidade está diretamente ligada ao desempenho do maquinário de produção. A armazenagem incorreta, por exemplo, pode ser um fator que coloque em risco a qualidade e a durabilidade dos tratores e demais máquinas agrícolas.

Todo o trato com o lubrificante, desde o seu transporte, manuseio e também estocagem, pode ser determinante para a manutenção da qualidade do produto. As consequências são a perda de aditivos e por isso, da qualidade do produto.

Saiba mais sobre a armazenagem de lubrificante, formas erradas, suas consequências e como estocar de forma correta.

Os perigos da armazenagem incorreta de óleo lubrificante

Tanto o uso de recipiente incorreto quanto local inapropriado são prejudiciais ao óleo lubrificante. A contaminação geralmente pode ser por água, outros lubrificantes ou ainda outros materiais. Além disso, altas temperaturas também alteram a composição dos óleos.

As consequências são perda da qualidade do produto e por isso prejuízo ao funcionamento de todo maquinário que depende desse óleo. A menor durabilidade e dificuldade de funcionamento são situações que surgem com o uso de lubrificante de má qualidade.

Como armazenar os lubrificantes

Primeiro, o local que abriga os recipientes deve ser amplo, permitir a boa circulação de pessoas e manobra de veículos. Além disso, esse ambiente deve estar ventilado, pois a umidade também é uma vilã para os lubrificantes. A temperatura ambiente deve ser distante de extremos e também de agentes contaminadores como outros óleos e produtos químicos.

O chão deve ser limpo com frequência e sempre livre de poeiras, para evitar contaminação. Ainda sobre o chão, a superfície antiderrapante pode evitar acidentes. Quanto aos tambores que abrigam o óleo, é recomendado evitar ao máximo quedas e alterações no material.

É imprescindível também que esse ambiente tenha um sistema de combate a incêndio em dia. Os lubrificantes são altamente inflamáveis e, portanto, apresentam altos riscos de incêndio.

Quais medidas colaboram para manter a qualidade

Apesar de todo o risco que apresentamos, que são as consequências de um armazenamento errado, há alternativas para evitar esses prejuízos. Uma delas é evitar o contato dos tambores de estocagem com o chão, pois em casos de vazamento, não haverá contato com o solo e contaminação dele.

Sendo óleo usado ou novo, é importante verificar periodicamente os estoques, além de manter tudo rotulado e identificado. Tenha sempre atenção ao estado do local no qual estão os lubrificantes, longe de alterações de temperatura. Por fim, não adquira produtos que não tenham a aprovação da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A armazenagem correta o óleo lubrificante é a melhor forma de manter a qualidade desse produto e também a integridade física dos indivíduos envolvidos no processo. Tanto o óleo novo quanto o usado merecem atenção durante o manuseio e estocagem, a fim de que não haja nenhum problema no desempenho do maquinário do ambiente agrícola.

Gostou deste artigo? Acesse a galeria de fotos com nossos produtos e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco por telefone ou formulário de contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog