Fundamental para nossa rotina diária, o petróleo dá origem a diversos derivados que são usados tanto nos domicílios como em processos industriais.
A destilação fracionada do petróleo
Os derivados do petróleo são extraídos a partir de um processo chamado destilação fracionada. O petróleo cru é aquecido a altas temperaturas. Cada derivado, com sua própria temperatura de evaporação, se separa da substância inicial e é coletado por tubos posicionados de maneira estratégica dentro da coluna de fracionamento.
Além da destilação fracionada, outros processos químicos e físicos são utilizados para proporcionar a separação correta e a purificação de todos os derivados do petróleo, bem como o tratamento dos resíduos da destilação, a fim de que sejam aproveitados sem prejudicar o meio ambiente.
Os derivados do petróleo e seus usos
Conheça alguns dos derivados do petróleo e seus usos. Você talvez se surpreenda ao saber que o petróleo não é utilizado apenas para se fabricar combustíveis automotivos.
Diesel – combustível automotor mais denso do que a gasolina. Permite maior potência de trabalho na combustão, porém exige motores maiores. Por isso, é utilizada em vans, ônibus, caminhões, trens e até embarcações médias.
Querosene de aviação – combustível de alta pureza e densidade. Projetado especialmente para operação aérea. Em alguns casos, o querosene pode ser misturado a nafta para se criar um combustível ainda mais potente, esse utilizado em aeronaves com motores a jato.
Óleos combustíveis – combustível derivado de petróleo que pode ser composto de resíduos pesados do petróleo cru, associados a frações de nafta, diesel e outros derivados. É usado para mover motores pesados, como os dos navios, ou fornos e caldeiras industriais.
GLP – o Gás Liquefeito de Petróleo tem diversos usos. É o gás utilizado nos domicílios para alimentar os fogões, mas também pode ser utilizado como combustível para veículos e outras finalidades dentro de setores industriais.
Óleos lubrificantes – derivado com densidade média, cuja finalidade não é a combustão, mas a lubrificação de engrenagens por meio da viscosidade. É usado em motores de diferentes tipos, além de outras engrenagens industriais.
Betume asfáltico – derivado de alta viscosidade e densidade, com propriedades adesivas e que não é volátil. Após amolecido com temperaturas entre 150ºC e 200ºC, é misturado a brita e outros minerais para compor pavimentação asfáltica.
Nafta – este derivado de petróleo é utilizado como base para a fabricação de plásticos e certos tipos de borracha. Porém, antes, passa por um processo de polimerização que o transforma em substâncias mais simples – os polímeros – utilizados nas transformações industriais.
Gostou? Acesse nossa galeria de produtos e nos siga em nossa rede social! Para saber mais, entre em contato conosco por telefone ou deixe seu contato.