É comum as empresas realizarem o abastecimento dos veículos e maquinários na própria sede, através de tanques de combustíveis, galões ou diretamente com distribuidores. Mas, quando a operação não é realizada com normas de segurança e manutenção adequada dos equipamentos, pode ocorrer o vazamento de combustível.
Além de ser um prejuízo para o negócio, pode a ver degradação do solo. Entretanto, há maneiras de prevenir que isto aconteça. Quer saber como evitar este problema? Continue a leitura para e saiba como agir corretamente.
Identificação do vazamento de óleo diesel
O primeiro passo é saber como identificar este tipo de problema. Nem sempre é simples perceber e minimizar o risco, mas há meios de se fazer. Por exemplo, com uso de ferramentas tecnológicas.
Hoje em dia é possível fazer um mapeamento completo do funcionamento de máquinas, conectadas a sistemas e aplicativos que apontam falhas, mostram componentes que estão falhando e isso permite um controle maior por parte dos donos.
Além disso, é importante ficar atento a sinais visíveis, como: poças em espaços específicos ou o local em que a máquina movida a diesel fica parada no período de descanso, por exemplo.
Identificou o problema? Tome uma atitude rápida!
Mais importante do que a identificação é a ação. Ao perceber o vazamento de diesel, o responsável precisa agir rapidamente, enviando a máquina para conserto e manutenção, evitando que novos vazamentos ocorram.
Mais do que fazer o processo de reparação, é fundamental que haja planos para que não chegue a esse ponto. E, aqui, estamos falando sobre checagens prévias e regulares nas máquinas.
Esse é o principal meio de evitar qualquer risco de contaminação. Não se pode deixar a máquina muito tempo, em funcionamento intenso, sem ter uma manutenção forte e capaz de identificar a chance de que problemas ocorram.
Quando isso é feito, a prevenção permite que qualquer erro que possa surgir no futuro já seja controlado com algum reparo menor. Até no custo-benefício vale a pena, já que o preço será mais baixo do que na necessidade de uma troca mais profunda após algum componente quebrar e exigir um reparo após os vazamentos.
Ainda nas ações para evitar qualquer risco, é importante manter sempre em mente as recomendações de quem fabrica as máquinas. Assim, é possível seguir os passos para evitar problemas. E ninguém melhor do que a empresa responsável para dar as dicas certas para evitar vazamento de diesel.
Use combustíveis de qualidade
Para finalizar a jornada de evitar o vazamento de diesel em determinado espaço, os responsáveis precisam escolher sempre os produtos de maior qualidade. Seja a máquina em si, seja o combustível. O fato é que, quando o material é ruim, o desgaste chega mais rápido e, além de o rendimento ser pior, ainda há o risco de acidentes como os vazamentos.
Por isso, é preciso sempre se preocupar com a qualidade. E, também, em ter os parceiros certos. A Unipetro, por exemplo, trabalha com os melhores combustíveis do mercado, com entregas ágeis e personalizada para a necessidade de cada cliente.
Além da qualidade em combustíveis, a Unipetro é uma empresa atuante no segmento TRR, em conformidade com as políticas públicas e segurança com o meio ambiente.
Controle de consumo da frota ou maquinário
Identificar o consumo de combustível da frota de veículos ou maquinários é uma das maneiras mais inteligentes de reduzir os custos a longo prazo. Isso porque, ao acompanhar as métricas de litragem, valor por litro e quilometragem, é possível ter um controle geral do negócio.
Com estes dados em “mãos”, é possível identificar problemas de vazamento, consumo excessivo ou outros problemas relacionados à vazão do combustível e, outros fluidos.
SAEC: o sistema que gerencia o seu estoque de combustível
Quem se preocupa em proteger e ter rendimento total, precisa conhecer o Sistema de Gestão de Estoque de Combustível – SAEC.
Este sistema permite que os gestores tenham controle dos níveis de combustíveis dos tanques, evitando que permaneçam abaixo do ideal, garantindo qualidade e controle de uso.
Além da praticidade, o SAEC também tem como benefício três pontos importantes: maior rendimento do negócio, gestão controlada do estoque e controle de custos.
Veja outros conteúdos relacionados ao tema: