O que é diesel S500 aditivado?
O diesel S500 aditivado é um combustível derivado do petróleo. Essa versão de óleo diesel possui uma alta concentração de enxofre (500 mg/kg – ou 500 partes por milhão), que é justamente responsável por dar o nome de S500 a este tipo de combustível.
Sua alta concentração de enxofre permite uma alta performance na combustão, o que faz com que este combustível seja utilizado em motores pesados e mais potentes. Contudo, a alta presença de enxofre na fórmula faz com que o S500 se encaixe em um dos combustíveis mais poluentes em sua queima.
É neste sentido que o aditivo entra em cena. Em sua composição, o combustível tem de 11% a 15% de biodiesel B100, que libera menos poluentes na atmosfera após a combustão e também é é produzido a partir de fontes renováveis.
Além do biodiesel, outros aditivos são adicionados ao combustível, estes com a finalidade de reduzir o atrito do motor durante a combustão, higienizar as tubulações internas do sistema de combustão e reduzir a produção de resíduos sólidos na queima, além de diminuir também a emissão de gases poluentes.
Em quais situações deve-se utilizar o diesel S500 aditivado?
O combustível S500 é indicado para motores fabricados até o ano de 2012. Em veículos produzidos a partir deste ano, o uso de S500 é altamente desaconselhável. Por isso, se o seu motor foi fabricado até o ano limite, o combustível S500 é a melhor opção.
Em comparação com o diesel S500 comum, a versão aditivada permite uma melhor performance, além de proporcionar limpeza que aumenta a vida útil do motor e reduz os custos com manutenção. Além disso, o diesel S500 aditivado também é a opção menos poluente em contraste à versão comum, visando a responsabilidade ambiental.
Os aditivos são: detergente/dispersante; anti-corrosivo; anti-espumante e desemulsificante. Com todos estes produtos, o diesel passa pelas partes do motor sem enferrujar, tem uma queima mais potente, limpa as partes móveis do motor e sai mais limpo do escapamento.
Se o motor do seu veículo foi projetado para utilizar diesel S500, use sempre o combustível aditivado. O custo é ligeiramente maior, mas o retorno sobre este investimento fará a diferença na performance, nas despesas e na sustentabilidade do seu veículo.
O diesel S500 aditivado possui número de cetano de no mínimo 42, e a alta concentração de enxofre proporciona maior lubricidade a motores antigos. Este combustível também oferece uma ótima performance quando utilizado nos motores de grupos geradores de energia.
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