VOCÊ SABE QUAIS OS COMBUSTÍVEIS MAIS UTILIZADOS NO BRASIL?

Existem vários tipos de combustíveis no Brasil e eles possuem inúmeras funções. Além de atuarem como geradores de energia e de calor, os combustíveis são usados para abastecer os meios de transporte.

Veja a seguir quais são os tipos de combustíveis existentes no mercado, as características e modo de uso de cada um deles.

Combustíveis mais usados no Brasil
O combustível mais conhecido e utilizado é a gasolina, mas ele não é o único. A seguir, conheça um pouco sobre os principais combustíveis consumidos.

Gasolina

A gasolina é o tipo de combustível mais usado no Brasil. É proveniente do petróleo, tem uma coloração que varia entre incolor e amarelada e possui, obrigatoriamente, 27% de etanol anidro em sua composição. Infelizmente, a gasolina também é um forte emissor de poluentes.

E, além de provocar danos ao meio ambiente, o uso constante da gasolina comum nos veículos deixa resíduos nas válvulas no motor o que pode comprometer o seu bom desempenho, além de favorecer um aumento no consumo.

Por isso, é recomendado utilizar a gasolina aditivada, outro tipo de combustível, a cada quatro tanques de gasolina comum. A gasolina aditivada possui em sua composição detergentes dispersantes que lubrificam algumas peças do motor e melhoram o seu funcionamento.

Um motor que trabalha melhor acaba por reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente. Diferente da gasolina comum, a gasolina aditivada tem uma cor esverdeada.

Diesel

Assim como a gasolina, o diesel pode ser do tipo comum ou aditivado. O diesel comum é fabricado a partir do petróleo, tem coloração avermelhada e também é bastante inflamável. É composto por átomos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e oxigênio.

O diesel comum é mais indicado para veículo fabricados até o ano de 2012, desde que sejam movidos a esse combustível, claro. O motivo é que a grande quantidade de enxofre do óleo diesel comum, cerca de 500 ppm, não agride tanto os motores mais antigos.

O diesel aditivado, também chamado de diesel S-10, possui aditivos que limpam e protegem o motor. É o mais recomendado para os carros mais novos, fabricados a partir de 2012.

Além de ter pouca quantidade de enxofre, apenas 10 ppm, o S-10 possui número de cetano 48 o que significa dizer que há mais qualidade na combustão e menos atraso na ignição. Já o diesel comum tem o número de cetano 42.

Etanol

O etanol é um combustível de origem vegetal, mais precisamente da cana-de-açúcar. Nos postos de combustíveis, o etanol revendido é o tipo hidratado, com água na mistura e porcentagem de 94,5% de etanol, no mínimo. Esse combustível é incolor e límpido.

Além de ter origem vegetal, o etanol se diferencia da gasolina em outros aspectos. O motor funciona melhor e o combustível é consumido mais rapidamente, pois o etanol possui menor poder calorífico.

Ou seja, a mesma quantidade de gasolina e de etanol não produz um efeito igual. Para o motor ter o mesmo desempenho, é preciso dobrar a quantia de etanol. Assim, fica claro que abastecer com etanol só é vantajoso se o preço dele for bastante atraente.

Gás Natural Veicular

Entre os combustíveis mais usados no Brasil, o GNV é o que tem o melhor custo-benefício. É um combustível barato, com bom desempenho do motor e que causa baixíssimo impacto ambiental. É possível obter uma economia de até 60% com o uso do GNV.

O principal componente do gás natural veicular é o metano. Apesar de todas as vantagens, o uso desse combustível ainda não se equipara ao consumo dos demais produtos. Isso porque a alta pressão do gás exige motores adaptados de veículos certificados para esse fim.

Estes são os combustíveis mais usados no Brasil. Cada um tem características e usos diferenciados, sendo importante conhecer mais sobre eles para fazer uma boa escolha.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Acesse a nossa galeria e veja nossas fotos. Em caso de dúvidas, entre em contato através do nosso telefone ou, se preferir, preencha o formulário e nos envie o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog