Os combustíveis possuem características próprias e várias situações podem fazer com que eles sofram algumas alterações. As épocas mais frias do ano, como no outono e no inverno, estão entre elas: afinal, o que ocorre com o combustível quando há queda da temperatura? Ele perde ou ganha eficiência?
Apesar de importante, muitos não sabem o que ocorre ao abastecer o seu veículo durante estações como as descritas acima. Se você chegou até aqui, então iremos apresentar quais alterações as épocas mais frias trazem para os combustíveis, permitindo que você possa se preparar para maximizar o consumo com o termômetro lá em baixo.
Aumento ou diminuição do consumo?
Primeiramente, vamos falar se as épocas frias trazem o aumento ou a diminuição do que é consumido pelo veículo. A resposta aqui é: depende. Isso porque, quando as temperaturas não são muito baixas, mas menores que a média de um país tropical como o Brasil, a potência poderá aumentar com o mesmo consumo.
O que ocorre é que a massa de ar fria é mais comprimida em relação ao ar quente. Ou seja: entra mais oxigênio na câmara de combustão o que gera, assim, mais adição de combustível, tornando a eficiência do veículo muito melhor. Por outro lado, quando o ar fica muito comprimido, o consumo tende aumentar, pois há mais ‘líquido’ injetado.
Novamente recorremos à câmara de combustão: com um ar denso, o combustível precisará ‘ocupar’ esse lugar, aumentando o consumo do veículo. Além disso, o motor estará frio antes da partida e, para chegar no seu nível de performance ideal, precisará consumir mais para conseguir esquentar.
Outras características
Contudo, não apenas na combustão que ocorre as alterações. O próprio combustível sofre com características físico-químicas comuns às épocas mais frias: quanto menor a temperatura, mais denso o líquido ficará, o que gerará uma massa ‘adicional’, tornando cada litro ‘mais eficaz’.
Apesar de ser uma porcentagem baixa, cerca de 1,5% a cada -10ºC, pode fazer toda a diferença: ao abastecer R$ 150 de diesel com o termômetro marcando 25ºC e utilizando o veículo quando marcar 15ºC, é possível ganhar R$ 2,25 devido a essas alterações causadas pelo frio. Se essa prática for constante, o próprio motorista pode perceber a economia agregada durante um determinado período.
O combustível varia
Outro ponto que deve ser levado em conta é que cada tipo de combustível tem suas características próprias: gasolina, diesel e etanol funcionam de forma diferenciada. Os dois primeiros, derivados do petróleo, tem uma variação maior na temperatura por possuírem hidrocarbonetos. Já o terceiro, varia bem menos.
Conclusão
Apesar de as variações serem pequenas quando falamos das alterações que as épocas mais frias trazem para os combustíveis, para quem possui frotas ou empresas de transporte, principalmente em regiões como o Sudeste, Sul do Brasil, além de vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile, pode-se criar um roteiro nesse sentido.
Outros cuidados com os veículos devem ser tomados durante os períodos mais frios, como a própria partida, principalmente em motores a diesel. Assim, além de bons agasalhos e uma bebida quente, épocas mais frias exigem um cuidado especial com os seus veículos.
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