Os caminhões agrícolas são máquinas de extrema importância para manter o funcionamento do agronegócio, um dos setores mais relevantes para a economia brasileira.
Diante da expressiva contribuição desse nicho para o PIB do país e ainda o fato de empregar mais de um terço da mão de obra local, é fundamental realizar uma boa gestão de frota. Dessa forma, assegura-se a disponibilidade e o uso adequado dos veículos e equipamentos para a continuidade da produtividade.
A gestão de frota consiste no controle e cuidado com as máquinas por meio de um planejamento que define a frequência das manutenções preventivas e alerta para a necessidade de possíveis reparos.
Com o gerenciamento correto da frota assegura-se que os equipamentos estão em plena capacidade de uso, o que evita imprevistos durante o trabalho.
Continue a leitura e confira 5 cuidados essenciais que fazem parte de uma boa gestão.
1- Estude a forma de uso do veículo
Muitas vezes veículos agrícolas são utilizados para finalidades diferentes das quais foram projetados, seja por falta de conhecimento ou necessidade da empresa.
Sendo assim, é fundamental que a manutenção leve em conta a forma como ele é operado no dia a dia. Com essa informação, fica mais fácil diagnosticar o problema e realizar a correção.
Nesses casos, é importante estar ciente dos riscos e prejuízos que podem ser causados pela utilização do caminhão agrícola de forma não compatível com a sua finalidade.
2- Capacite os motoristas
A falta de conhecimento dos condutores representa um risco para o veículo e para a própria segurança do colaborador, pois o manuseio incorreto da máquina pode provocar sérios acidentes.
Assegurar-se que os motoristas estejam capacitados para desempenhar a sua função é o mínimo para evitar danos a frota e a segurança do mesmo.
3- Atente-se a problemas causados pelo excesso de carga
Essa é uma situação que sobrecarrega todos os componentes do veículos, o que aumenta consideravelmente o desgaste natural. Os eixos do caminhão são os que mais sofrem com essa prática.
4- Utilize peças de qualidade
Peças de procedência duvidosa representam grandes riscos à segurança do veículo e do motorista por ter a durabilidade reduzida, além de que podem não funcionar corretamente.
As peças com qualidade garantida e adequada para o uso nos caminhões agrícolas são desenvolvidas especificamente para a função que desempenham, seguindo rígidos padrões de qualidade e segurança.
5- Realize a manutenção preventiva
Além de cuidar das particularidades desse veículo, assim como em outros caminhões, existem certos cuidados preventivos que devem ser tomados na manutenção. Confira os principais:
- Pneus – use pneus adequados para as funções que o veículo desempenha e mantenha sempre a calibragem indicada pelo fabricante; analise a situação da peça em busca de sinais de danos ou desgastes que podem comprometer a segurança;
- Motor – é importante verificar a regulagem do motor, a carburação do combustível, o sistema de arrefecimento, além do nível da água e a emissão de poluentes; não esqueça de trocar o óleo lubrificante e filtro ao atingir o limite de quilometragem;
- Freios – neste ponto, é fundamental se certificar que as lonas e pastilhas estão em boas condições, como também regular o pedal e verificar o manômetro;
- Sistema Elétrico – confira o funcionamento dos componentes, como bateria, alternador, caixa de fusivel, bobina de ignição, cabos e ligações elétricas.