Fumaça no escapamento pode sinalizar queima de óleo no motor

O veículo é uma máquina equipada e preparada para enviar sinais ao motorista caso algo não esteja funcionando corretamente. As luzes do painel são os principais indícios de que provavelmente será necessário realizar a manutenção. Entretanto, é fundamental estar atento a outros componentes do veículo, como o escapamento, por exemplo. Saber diferenciar as cores da fumaça liberada pelo veículo é o primeiro passo para identificar um possível problema. 

Neste artigo falaremos sobre a liberação de fumaça azul. Explicaremos o seu real significado, as possíveis causas e porque isso acontece. Continue a leitura e saiba mais!

O que significa a fumaça azul no escapamento?

A liberação de fumaça azul pelo escapamento é sinal de que o veículo está queimando óleo lubrificante. Isso pode acontecer por várias razões e essa fumaça é a mais perigosa, pois suas causas podem levar à falta de lubrificante e, consequentemente, ao superaquecimento e fundição do motor.

Ela acontece quando há desgaste nos anéis, quando as turbinas estão com defeito, se a ventilação do motor estiver bloqueada ou se os retentores de válvulas estiverem desgastados. 

O sinal mais importante que deve ser verificado para confirmar o escape da fumaça azulada é o aumento do consumo de óleo. 

É fundamental que, ao identificar esse sinal, o veículo seja levado imediatamente ao mecânico para correção imediata e contenção de maiores problemas e prejuízos.

Outros tipos de fumaça

Fumaça preta – essa fumaça está muitas vezes ligada ao motor do veículo. Um dos indícios é que o combustível não está sendo queimado de maneira correta, o que resulta em outros problemas, muito além da emissão de fumaça.

A cor e o cheiro característicos são causados pelo carbono pulverizado por conta da falta de ar e altas temperaturas no motor.

Esse problema acaba desgastando demais o motor, com mais chances de apresentar defeitos mais sérios, chegando a deixar o motorista na mão. Além disso, o veículo passa a consumir mais combustível do que o necessário para se manter em atividade, o que a longo prazo, resulta em mais gastos e prejuízos. 

Os prejuízos financeiros não são os únicos. A fumaça preta é altamente poluente e contém substâncias prejudiciais à saúde. As partículas de carbono irritam os olhos e a garganta, e reduzem a capacidade do organismo de resistir a infecções. 

Fumaça branca – essa fumaça indica que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão juntamente com o ar e o combustível. Um problema muitas vezes advindo de um dano na junta do cabeçote.

Porém, também pode significar um problema relacionado à queima de fluído de freio pelo motor, provavelmente resultado de danos no cilindro mestre. 

Ambos defeitos podem ocasionar o sobrecarregamento do motor, resultando em prejuízos maiores. 

Como evitar esse tipo de problema no veículo?

O veículo é um bem que precisa de cuidado constante e a prevenção sempre é o melhor caminho para evitar problemas e gastos desnecessários. Confira alguns cuidados que devem ser tomados: 

  • Realizar a manutenção preventiva periodicamente para garantir que tudo esteja funcionando corretamente;
  • Manter o motor do veículo regulado conforme as especificações do fabricante;
  • Estar sempre atento aos sinais do escapamento;
  • Abastecer com combustível de qualidade;
  • Evitar o excesso de carga.

Veja outros assuntos relacionados ao tem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog