A IMPORTÂNCIA DO ÓLEO LUBRIFICANTE PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS

A lubrificação desempenha um papel fundamental na expectativa de vida de um motor ou de qualquer outro maquinário. Sem o óleo lubrificante, um motor ou qualquer outro sistema que gera atrito poderia superaquecer e entrar em colapso rapidamente. Os lubrificantes ajudam a atenuar esse problema e, se monitorados e mantidos adequadamente, podem prolongar a vida útil da sua máquina ou veículo.

No artigo a seguir, vamos discutir com mais detalhes sobre o papel do óleo lubrificante para manter os sistemas mecânicos em um estado ótimo por muito tempo. Por que precisamos do óleo lubrificante?

Antes de entender o que é o óleo lubrificante, primeiro você precisa entender por que usamos lubrificantes. O atrito é a força que resiste ao movimento relativo entre dois corpos em contato. Se o atrito não existisse, nada iria parar de se mover. Precisamos de atrito para funcionar, mas há casos em que você deseja reduzir a quantidade de atrito presente.

Quando você esfrega as mãos, cria calor por causa do atrito entre as superfícies deslizantes das mãos. Agora imagine esfregar suas mãos juntas 3600 vezes por minuto—elas certamente estariam em chamas!

Calor semelhante é gerado por atrito em sua máquina ou no motor do seu veículo. Se o lubrificante do seu equipamento não tiver sido adequadamente selecionado com as temperaturas padrão de operação, carga, velocidade, etc., poderá ocorrer uma falha catastrófica.

Então, o que é o óleo lubrificante?

Como já adiantamos, os óleos lubrificantes são compostos que tem o objetivo de reduzir o atrito nos sistemas mecânicos. Todos os lubrificantes começam com um óleo base. Existem três tipos: mineral, sintético e vegetal. Em aplicações industriais, lidamos principalmente com minerais e sintéticos, que também são a base da maioria dos lubrificantes para veículos. O óleo mineral vem do petróleo bruto e a qualidade depende do processo de refino.

Existe uma escala de classificação para os óleos e diferentes aplicações requerem diferentes qualidades de óleo. O óleo mineral é composto principalmente por quatro tipos diferentes de moléculas – parafina, parafina ramificada, naftênico e aromático. Estes são usados principalmente em óleos para motores, lubrificantes industriais e óleos de processamento.

Óleos sintéticos são fluidos que possuem estruturas idênticas de cadeia reta, muito semelhantes aos óleos parafínicos ramificados. Um dos benefícios de um sintético é que o tamanho molecular e o peso são constantes, enquanto os óleos minerais variam muito; portanto, as propriedades são muito previsíveis.

Porque os óleos lubrificantes são tão importantes para as máquinas e veículos?

Boas práticas de lubrificação protegem e preservam os ativos e os mantém gerando produtos e lucros, além de permitirem que os motores—inclusive o do seu carro—seja mantido funcionando corretamente.

Quando a lubrificação é feita de forma inconsistente ou feita incorretamente, ela afeta negativamente a condição da máquina e a confiabilidade do motor. Grandes estudos e fontes independentes provam isso (como um recente estudo publicado pela Sociedade de Tribologistas e Engenheiros de Lubrificação dos Estados Unidos).

Assim, a criação de uma rotina de lubrificação consistente e a utilização de óleos lubrificantes de alta qualidade recomendados pelo fabricante são um aspecto crítico para a manutenção do bom funcionamento de máquinas e veículos.

Um bom óleo lubrificante pode fazer a diferença entre uma máquina operacional e prejuízos que poderiam ser evitados. Por isso, conheça os melhores lubrificantes do mercado na nossa galeria!

Se desejar saber mais ou tiver qualquer dúvida, entre em contato por telefone ou no formulário de contato do link a seguir. Teremos o maior prazer em falar com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog