Amendoim: tenha produtividade e desempenho durante a colheita da safra

O amendoim é uma oleaginosa que se adapta a uma larga faixa de clima, com maior produtividade em áreas mais quentes. Temperaturas de 30ºC ou superiores, facilitam o processo de desenvolvimento da planta, da germinação até a formação do óleo. 

A safra, plantada entre os meses de outubro e dezembro de 2022, já está sendo finalizada. O momento ideal para a colheita é quando as folhas já estão amareladas, que costuma ocorrer com a chegada  do outono. 

Com o período de colheita próximo, é importante o produtor não deixar tudo para última hora e já iniciar o processo com gestão de maquinário, frota, abastecimento e armazenamento dos grãos. 

Quer saber mais de como ter uma colheita produtiva da safra do amendoim? Continue a leitura para ter bons resultados. 

Mercado do amendoim: a atual situação da oleaginosa

O estado de São Paulo é o principal produtor de amendoim do Brasil, responsável por 90% da produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Referente ao Estado, a área de cultivo da safra 2022/2023 foi de 230 mil hectares, conforme a Câmara Setorial do Amendoim.  

Comparado à safra anterior, houve redução de 15% de área plantada. Essa redução ocorreu devido à guerra entre a Rússia e Ucrânia, que afetou as exportações. 70% da produção é exportada, sendo 50% destinado a esses dois países. 

Apesar da redução de área plantada, a expectativa dos produtores é alta, pois, 

em contrapartida, a China aumentou a compra de óleo de amendoim, o que ocupou grande parte da oleaginosa estocada. 

Sinais de colheita do amendoim 

O ciclo do amendoim varia de 90 a 180 dias. O plantio costuma ser feito entre o meio da primavera e início do verão, entre os meses de outubro a dezembro. Já a colheita, é realizada no outono, a partir de março. 

O amarelamento das folhas é um dos sinais de que chegou a hora de colher o amendoim plantado. É indicado realizar testes para analisar os frutos antes de realizar a colheita. 

Se as vagens estão grandes, mas com grãos pequenos, ainda é preciso mais tempo de maturação no solo. Caso preencha quase toda a vagem, o ponto está bom. 

Outro indício de ponto correto para colheita, é a coloração interior da vagem. Se estiver escuro e grãos maduros, irá servir para torrefação. 

Colheita mecanizada: mais otimização em escala comercial 

A mecanização da colheita otimiza e aumenta o desempenho durante o processo, além disto, o risco de perdas é menor. 

O processo pré-colheita é tão importante quanto colocar o maquinário na terra, pois a falta de regulagem da colheitadeira, erros no ajuste do processo, velocidade errada, rotação e umidade podem prejudicar. 

A colheitadeira deve passar por manutenção e deve ser feita a limpeza do talhão. Planejar as áreas de manobra e analisar o espaçamento da colheita ajuda a calcular os custos do consumo de combustível e lubrificantes. 

Este planejamento prévio, ajuda a evitar perdas durante a colheita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog