COMO ARMAZENAR ÓLEO DIESEL COM SEGURANÇA?

O armazenamento do diesel

Sabendo da importância dos cuidados de armazenamento, leis específicas foram criadas, para garantir a segurança. A mais conhecida entre ela é a NBR 16443:2017, uma norma que aborda os requisitos gerais para fabricação de Tanque Aéreo Rotomoldados (TAR), onde, em sua composição, contém contenção metálica, destinada ao armazenamento do óleo diesel, biodiesel e suas misturas, seja na instalação do sistema retalhista, ou em ponto de abastecimento.

Segundo a norma, os níveis de temperatura devem ser observados com cautela, para evitar a oxidação do produto. Também é importante que o proprietário forneça uma boa sinalização quanto a toxicidade do material.

Para evitar acidentes, é ideal que o proprietário também proíba algumas condutas próximas ao tanque, como o manuseio de fósforos ou outros produtos que possam impulsionar uma combustão.

Procedimentos de limpeza dos tanques de óleo diesel

Realizar a limpeza do tanque é fundamental para evitar que o acúmulo de sujeira e possíveis agentes contaminantes penetrem no produto.

A limpeza precisa seguir as orientações de trocas dos filtros das bombas e, é importante ressaltar que, os tanques dos veículos que fazem o transporte do diesel, também devem ser verificados periodicamente.

O cuidado permite que a empresa evite não só a oxidação do combustível, como também a formação de bactérias que podem prejudicar o motor que irá receber o produto.

Renovação do combustível

Tanques em níveis muito baixos de capacidade, tendem a revelar uma maior quantidade de ar, comprometendo diretamente a qualidade do diesel.

Para que isso não ocorra, o proprietário deve estar sempre atento a manutenção do estoque de combustível. O ideal é que os tanques estejam operando sempre em seu nível máximo de capacidade.

Estar atento aos níveis de capacidade do tanque, faz com que o produto distribuído chegue aos consumidores finais com maior qualidade, eficiência e sem prejudicar a vida útil dos motores.

Drenagem frequente da água

Ao entrar em contato com o combustível, a água favorece a criação de um ambiente favorável ao surgimento de bactérias, fungos e outros agentes contaminantes que possam vir a ter efeitos nocivos ao diesel e ainda causar danos a estrutura metálica.

Para que isso seja evitado, é importante realizar a drenagem da água com frequência, sendo o mais recomendável que aconteça diariamente.

A drenagem também colabora na prevenção das borras, elemento que causa entupimento nas bombas e filtros, podendo ainda corroer a estrutura do metal, expondo o produto ao meio ambiente.

As boas práticas de armazenamento do óleo diesel permitem não só que o produto mantenha sua excelente qualidade, como também evita a incidência de acidentes ambientais.

Conheça nossa galeria de produtos. Para mais informações, entre em contato conosco através do WhatsApp ou formulário de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog