Máquinas agrícolas e inovações tecnológicas na otimização da produção no campo

Entre tratores e colheitadeiras, as máquinas agrícolas são as maiores aliadas dos produtores, garantindo a produtividade, redução de perdas e otimizam o dia a dia no campo. Estes instrumentos de trabalho têm passado por transformações, incorporando tecnologias e apresentado sistemas inovadores. 

Ao longo dos anos, o mercado passou a apresentar tratores mais potentes e fáceis de operar, assim como as colheitadeiras tiveram o sistema de limpeza aperfeiçoado, passando a utilizar reagentes para a redução da poluição emitida pela queima dos combustíveis. 

Os maiores avanços foram para a agricultura de precisão, em que máquinas podem se comunicar com softwares de gestão de plantio, oferecendo praticidade, agilidade e maior segurança. Continue a leitura e entenda mais sobre como a tecnologia otimiza a produção no campo.   

Aumento da produtividade, redução de custos de produção e comercialização eficiente 

A tecnologia permite que as máquinas agrícolas ofereçam mais espaço para o conforto do condutor, mas sem perder a eficiência. Direção hidráulica, piloto automático, tela sensível ao toque, sensores de calibração e câmeras instaladas são algumas das inovações. 

O fato das máquinas conseguirem se comunicar com softwares é o que traz as vantagens significativas no aumento da produtividade, redução de custos de produção e comercialização. 

Por meio da agricultura de precisão, o produtor consegue ter informações em tempo real sobre a lavoura, equipamentos, clima, solo, insumos, entre outros. Essas informações influenciam nas tomadas de decisões e planejamentos. 

  • Aumento da produtividade – com dados mais precisos, há menos riscos de falhas, portanto, o produtor tem o auxílio dos dados para obter bons resultados durante a safra, podendo prever alguns riscos e traçar novas estratégias para obter uma boa produtividade; 
  • Redução de custos de produção – as máquinas mais modernas apresentam menos riscos de falhas, aumentando a produtividade sem gerar custos extras. Outro fator que influencia na redução de custos é a precisão dos dados, podendo plantar e colher sem prejuízos; 
  • Comercialização eficiente – o produtor consegue, por meio de dados, ter uma previsão de volume da colheita da safra, facilitando a comercialização dos grãos antes mesmo do plantio. 

Drones: os veículos aéreos aliados do campo 

Apesar de não ser uma máquina agrícola, os drones são inovadores e auxiliam o maquinário no campo. 

Diferente dos drones comuns, os drones utilizados na lavoura são mais robustos e possuem funções distintas. Na agricultura, eles são utilizados para monitorar a produção com mais precisão, auxiliando no controle da população de plantas, falhas, identificação de pragas, irrigação e pulverização. 

Em breve traremos um conteúdo mais aprofundado sobre drones à lavoura. 

Baixo consumo de combustível 

Além da eficiência da gestão de plantio e colheita, as máquinas agrícolas modernas possuem sistemas que consomem menos combustível, o que está atrelado à redução de custos de produção citado acima. 

Outra grande mudança chegou com Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece limites de emissões de gases poluentes para máquinas agrícolas e rodoviárias, fazendo com que as fabricantes desenvolvam sistemas mais sustentáveis e eficientes. 

Desta forma, desde 2012, máquinas agrícolas (maquinários agrícolas e construção civil em 2019) e  veículos pesados a diesel utilizam o reagente Arla 32, que tem como função:

  • reduzir a emissão de gases poluentes causados pela combustão do diesel;
  • aumentar a performance do motor; 
  • prevenir danos ao Sistema SCR; 
  • aumentar a qualidade de vida do maquinário. 

O Arla 32 é uma solução de ureia em água desmineralizada, sem cheiro, sem cor e não oferece riscos à saúde humana, sendo fundamental para o meio ambiente. Vale lembrar que: não utilizar o reagente, além de perder potência do motor, é passível de multa ambiental. 

Apesar da modernidade das máquinas e facilidade para o dia a dia do campo, é importante manter as manutenções e ações preventivas, além de contar com produtos de qualidade para uma performance eficiente. 

Para oferecer mais qualidade e segurança aos nossos clientes, a Unipetro passou a produzir o próprio Arla 32, o Uniarla. Composto de 32,5% de ureia em alta pureza e água desmineralizada, Uniarla é a garantia de performance e certificação para o seu negócio.  

Fale com nossa equipe de especialistas e saiba mais como o Uniarla pode ajudar o seu negócio. 

SAEC: abastecimento automatizado direto no campo 

Possuir Ponto de Abastecimento (PA) próprio não é nenhuma novidade para os produtores, afinal, eles sabem da facilidade e redução de custos em não precisar deslocar-se até postos de combustíveis. Com o avanço da tecnologia, mais inovações foram implantadas, como é o caso do SAEC. 

O Sistema Automatizado do Estoque de Combustível (SAEC) é um sistema exclusivo da Unipetro, que controla o nível e evita a falta de combustível dentro do seu tanque. 

O sistema de automação comunica diretamente com nossa central de controle de estoque, que identifica o momento ideal para reabastecer os tanques, mantendo a produtividade da safra o ano inteiro. 

Há mais de 60 anos distribuindo qualidade 

A Unipetro é uma empresa TRR autorizada e atende mais de 12 mil consumidores, fornecendo óleo diesel, Arla 32, graxas e lubrificantes. 

Nossa empresa se destaca pelo atendimento rápido e personalizado ao cliente. A frota própria, com volumes e dimensões variados permite ir diretamente ao campo para abastecermos seus maquinários. 

Entre em contato com nossos especialistas e faça um orçamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog