Uso de drones nas lavouras: maior precisão e menos erros

A inovação e os avanços tecnológicos já são realidade em diversos setores no mundo e é fato que eles alcançaram também os campos agrícolas e modernizam ainda mais a agricultura.  

O uso de drones nesta área da economia deu origem à agricultura de precisão com diversos benefícios para o setor nacional e mundial. Especialistas acreditam que a utilização dessa tecnologia na agricultura será ainda mais difundida nos próximos anos – até mesmo entre os pequenos produtores rurais.

Para entender mais sobre os drones, como eles são utilizados no campo, seus principais benefícios e funcionalidades, continue a leitura!

O que são drones?

Os drones são veículos aéreos não tripulados (VANT) que possuem um controle de voo e podem receber comandos através de radiofrequência, infravermelho e missões definidas de forma prévia por coordenadas GNSS (Global Navigation Satellite System).

O seu nome tem origem inglesa e traduzido significa “zangão”. A tecnologia recebeu essa nomenclatura devido ao seu zumbido ao voar.

O que é a agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é um trabalho rural que utiliza um nível tecnológico avançado e opera com sistemas de coleta de dados e gerenciamento de informações. Esse conhecimento possibilita uma tomada de decisão mais assertiva.

Dessa forma, tem como objetivo aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais. 

Aplicações na agricultura

No campo, os drones são utilizados para monitorar o desenvolvimento do plantio com mais precisão, detectando as necessidades e aumentando a produtividade. 

Essa ferramenta funciona com o apoio de softwares que auxiliam no processo de obtenção de dados e melhoria dos resultados. Através deles é possível trabalhar com imagens com alta qualidade e riqueza de detalhes, além de realizar a gestão das tarefas diárias da propriedade. 

Confira os principais serviços realizados pelos drones na agricultura:

  • Detecção de falhas de plantio – grande aliado no controle da população de plantas. Os dados gerados auxiliam na tomada de decisões sobre o replantio, quantidade de mudas e outras ações necessárias;
  • Contagem de plantas – a aeronave sobrevoa a plantação e registra imagens que, posteriormente, são analisadas pelo software. Com números exatos, é possível analisar a eficiência do plantio e mensurar a colheita final; 
  • Indicação de pragas – os danos causados pelas pragas de hábito subterrâneo podem ser confundidos com deficiências nutricionais. Nesse caso, o drone realiza um mapeamento de pragas e doenças, e as imagens permitem que o produtor diferencie as plantas saudáveis, as infectadas e como está sendo a proliferação da praga de forma eficaz;
  • Pulverização – a aeronave pode ser utilizada para pulverizar locais com maior dificuldade de acesso, sem provocar perdas por pisoteio;
  • Detecção de focos de incêndio – detectar focos de incêndio logo no início é uma grande vantagem. Além de sobrevoar a plantação, as máquinas podem ser utilizadas para monitorar o incêndio de perto e aprimorar as condições de visibilidade;
  • Captura otimizada de imagens – um dos maiores benefícios dos drones para as propriedades rurais é a capacidade de capturar imagens em tempo real e transmiti-las para celulares e outros dispositivos. 

Por que utilizar o drone no campo?

Agora que você já conhece quais atividades é possível realizar com o uso dessas aeronaves, saiba mais sobre as vantagens de utilizar o drone na sua propriedade rural.

  • Melhor aproveitamento de área – ideais para realizar o mapeamento durante o processo de implantação de uma nova cultura. Por meio das imagens, é possível determinar a abertura de estradas, definir e abrir caminhos para os maquinários e fazer o reconhecimento do relevo;
  • Segurança para trabalhadores rurais – a utilização do drone para tarefas mais complicadas e perigosas, garante uma maior segurança aos trabalhadores. Além disso, realizar a pulverização de maneira remota, diminui o risco de exposição das pessoas ao produto;
  • Otimização de processos – modernização e otimização andam juntos. Com inovação, você reduz gastos e aumenta a precisão das tarefas.  

Conclusão

Os drones são uma das novidades mais implementadas nos mais diversos setores da economia nos últimos anos. Uma tecnologia que tem revolucionado inúmeras áreas e proporcionado ganhos de produtividade, segurança e redução de custos operacionais. 

Na agricultura de precisão, as aeronaves têm se tornado grandes aliadas das propriedades que buscam excelência na produção. Além disso, os resultados apresentados têm se revelado altamente satisfatórios, ao promover um rápido ROI (Return on Investiment) e mostrar ser um grande diferencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos do Blog