Mecânica dos tratores agrícolas: 5 conhecimentos que você precisa ter 

A mecanização está presente no campo e aumenta significativamente a produtividade. Mas, para o funcionamento das máquinas, é preciso um operador, um dos profissionais mais importantes para os resultados da agricultura. Com a mecânica de tratores agrícolas não é diferente.  

Por ser o responsável em comandar equipamentos, ele deve ter conhecimentos teóricos, práticos e vivência sobre as tecnologias utilizadas. Cabe então ao operador, conhecer e adequar o trator agrícola para as atividades. 

Há diversas marcas e modelos de tratores agrícolas no mercado. A maioria possui o mesmo sistema de manuseio e reguladores e, para ajudar a entender melhor as particularidades envolvidas no funcionamento, separamos uma lista com 5 conhecimentos que você precisa ter ao manusear este maquinário. 

1 – Óleos lubrificantes

Os óleos lubrificantes têm o objetivo de reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, reduzindo calor e desgaste. 

Existem diferentes tipos de lubrificantes e cada um é indicado para uma parte diferente das máquinas. Confundir estes óleos pode ser causar problemas mecânicos. Por isso, sempre siga a indicação do fabricante. 

Desenvolva um calendário para verificação da troca de óleo e manutenção preventiva dos tratores agrícolas, assim, aumenta a durabilidade e desempenho do motor, com menos gastos e mais produtividade. 

Adquirir óleos lubrificantes de qualidade também influencia no desempenho do trator, portanto busque parceiros com credibilidade no mercado. 

2 – Consumo de combustível 

Pode parecer uma informação básica, mas que faz toda a diferença.  O custo de combustíveis  representa de 5 a 10% da produção agrícola. Identificar o consumo médio de combustível auxilia na prevenção de problemas no futuro e boas práticas também ajudam na economia

Para calcular o consumo médio da máquina é considerado que o trator funcionará em média de 55% da potência máxima durante o ano. Com isso, especialistas desenvolveram o índice de 0,243 para calcular o combustível necessário. 

Exemplo: um trator com potência máxima de 75 CV (55,2 KW), terá um consumo médio de 13,41 litros por hora (55,2 KW x 0,243) em base anual. 

Com o valor do consumo de combustível em mãos, basta multiplicar pelo valor do litro do óleo diesel. Pronto, assim, você chega no resultado custo R$/hora. 

Não esqueça que a qualidade do óleo diesel também impacta no consumo e custo da produção. Adquira combustível com fornecedores confiáveis. 

3 – Pneus

Para uma operação segura e correta, é necessário estar com a qualidade dos pneus em dia. Há dois aspetos que o profissional precisa saber: calibragem e altura mínima das garras dos pneus de tração. 

A calibragem deve ser feita com frequência, conforme as indicações recomendadas no manual. Lembre-se que a falta de pressão aumenta o desgaste do pneu e o excesso, pode fazer a máquina patinar em áreas úmidas. 

Calibrar corretamente garante aderência dos pneus ao solo e evita que o trator derrape durante as tarefas no campo. 

Já em relação às garras, elas se desgastam com o passar do tempo. Ao atingirem uma altura mínima, os pneus devem ser substituídos.

A troca dos pneus deve ser realizada por um profissional qualificado e de confiança, assim, evita prejuízos à produção. 

4 – Radiador

Responsável por controlar a temperatura do motor, o radiador tem a função essencial de garantir o bom funcionamento e estender a vida útil do trator. Chegar ao nível de água diariamente evita o superaquecimento da peça e danificação. 

É importante se atentar à limpeza do radiador também, pois no campo há muita terra, pó e resíduos, o que pode dificultar a circulação de ar. 

Essa é uma orientação imprescindível aos operadores. 

5 – Filtro de ar

O filtro é responsável por garantir a purificação do ar que entra na câmara de combustão, além de fazer a limpeza de partículas sólidas no ar. 

Conforme o modelo trator, há diferenciação de filtros. Há dois tipos, os de banho de óleo e ar seco: 

  • banho de óleo: o ar da admissão do motor passa por uma camada de óleo e depois é filtrado por um elemento feito de palha de coco. Não precisa ser trocado, apenas limpo com frequência;
  • ar seco: primeiro, retém as maiores partículas de ar e, um segundo filtro absorve os resíduos menores. Precisa ser trocado com frequência.

É de extrema importância manter os cuidados básicos e manutenções preventivas dos tratores, assim, mantêm o bom funcionamento em todas as épocas do ano. Ficar atento aos sinais luminosos e sonoros também é importante, pois a máquina sempre irá avisar quando há algo de errado. 

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